quinta-feira, junho 11, 2009


Rio de Janeiro - Cidade Maravilhosa

4
Acordei logo as 4:00 horas, para ir viajar as 5:30 horas da manhã. A idéia de estar indo para o Rio de Janeiro, me conduzia ao êxtase. Afinal, era o lugar que eu sempre desejei estar. Embora, os motivos de antes fossem outros, os de hoje eram totalmente diferentes. Eu vivi uma história, durante nove meses, com alguém que morava por lá, e durante esse tempo, era o lugar dos meus sonhos. Mas, essa história, é algo que deixei no passado, embaixo de não sei onde, simplesmente para não encontrar. Viajando com mais três pessoas (meus primos), o quais fizeram parte dessa emocionante viagem, o que tornou a aventura ainda mais prazerosa. Passaram-se 5 ou 6 horas, e já nos encontrávamos na Serra da Araras, antes fizemos uma pequena pausa em Volta Redonda, o que nos permitiu conhecer o mínimo daquela cidade. A Serra das Araras é muito bonita, olhava em minha volta, e havia apenas verde, o que me deu uma paz muito grande (embora o medo da estrada. Não sei o porque, mas sempre tive medo de serras). Não me lembro exatamente qual o tempo do percurso dessa serra até o Rio, mas acredito que o caminho tenha sido um pouco longo. Assim que entramos com o carro, na capital do estado do Rio (Risos! Que por ventura, é o Rio de Janeiro, mesmo), logo no ínicio já havia trânsito, o que me fez crer que a cidade é exatamente como São Paulo. Decidimos almoçar em Niterói. Demorou um pouco, até passarmos por toda aquela multidão de carros, e chegarmos na ponte Rio-Niterói. Nesse trecho, bem quando estávamos sobre a ponte, pude tirar ótimas fotos. Bem ao fundo dava para ver o Cristo Redentor (Que pouco lembrava ele mesmo, pois era uma 'figura' muito pequena, e quase que impossível de se indentificar), e o também famoso Pão de Acuçar (Esse sim, indentifiquei muito bem, pois é uma pedra gigante, que quase imperceptivelmente dava para ver cabos ligando de um lado para o outro, o que conclui que fosse o bondinho). Na ponte Rio-Niterói, com seus 13 quilômetros, que por curiosidade, é uma das maiores pontes do mundo, passamos por cima daquele 'marzão de meu Deus', com vistas para diversos barcos, navios querendo atracar no porto, navios da Marinha, uma plataforma marinha de extração de petróleo, enfim, diversas paisagens, que aos meus olhos eram novidades. Depois de todo esse trajeto, uma pausa de mais ou menos uma hora e meia, para almoçarmos. Foi em um restaurante simples mas aconchegante, em Niterói, que ouvi pela primeira vez o sotaque 'carioquês'. Eu sempre adorei o sotaque carioca, parecia uma boba repentido (ou tentando) repetir exatamente da 'meixma' forma que eles. Me diverti! Hum! Esse restaurante oferecia ótimos pastelzinhos de camarão e catupiry. Depois dessa, devidamente cheios de tanto comer, atravessamos a rua, para tirarmos umas fotinhos. A vista era incrívelmente linda, também. O marzão ali, a areia, o sol que ardia de tão forte. Click, click! Registramos o momento. Depois, partirmos para o carro, nos trocamos ali mesmo, já que todos estávamos vestido de paulistaa (blusa, blusa, mais blusa, calça jeans, tênis), nos caracterizamos em cariocas (shorts, camiseta regata, chinelão). Pronto! Devidamente cheios de tanto comer, vestido de acordo com o ambiente, partimos em direção ao Cristo Redentor. Passamos novamente pela ponte Rio-Niterói, o que nos permitiu tirarmos mais fotos. - Ô Di, me responde algo. Você sabe chegar no Cristo Redentor? - Perguntei ao meu primo, que estava no volante. Só pelo sorriso e o ponto de interrogação exposto no rosto dele, percebi que não. Foi nessa que ele sacou o GPS do porta-luvas do carro (o qual ele chamava de Maria Lúcia. Não sei o porque. Mas, é melhor não contrariar, não é mesmo?), digitamos Cristo Redentor na Maria Lúcia, e bingo! Como num passe de mágica, já estávamos indo para o Cristo (essa tecnologia, tem salvado vidas). Mais trânsito, olhavamos para todos os lados e não viamos o Cristo, trânsito, taxi amarelo (que para mim era novidade, também), cadê o Cristo? Onde está o Cristo? Procura o Cristo. Passamos pela Sapucaí, o que me deu a impressão de ser menor que o Sambódromo de SP (não sei se é menor, mesmo). Dalhe mais fotos! Depois disso, ainda andamos um bucado, quando vimos, já estávamos subindo o morro do Cristo. Pausa para informações, e vermos se realmente estávamos certo. Seguimos um carro ali, paramos e perguntamos aqui, enfim, chegamos em um estacionamento. Estacionamos o carro, fomos comprar os ingressos do Cristo Redentor, entramos em uma van, e começamos a subir mais e mais. Era incrível a facilidade que os motoristas das van tinham para dirigir naquele lugar cheio de curvas. As curvas do morro, até chegar ao Cristo, são perigosíssimas. Senti medo, confesso! Por fim, chegamos em um local onde a van deixava as pessoas, mas antes precisariamos passar por umas catracas, e subir as escadas, para chegar ao Cristo Redentor. Nesse lugar, a vista já era incrível, também. Altas fotos. Pude ver o maracanã, o pão de acuçar, e lá em cima o Cristo, bem de pertinho. Passamos pela catraca, subimos escadas e mais escadas, quase que desistindo de tanto subir degraus, chegamos ao Cristo. A multidão de pessoas, algo como, 20 pessoas por metro quadrado (Imaginou?), pois é. Uau! A paisagem. Que paisagem! Eu me senti com uma liberdade, e de certa forma realizada. Eu não queria mais ir embora! Tiramos diversas fotos, deitávamos no chão para que o cristo saísse por inteiro nas imagens (de tão alto, era preciso deitar no chão), enfim, ficamos uns 30 minutos, só tirando fotos, observando como as pessoas se portavam, e olhando a paisagem. Decidimos ir embora. Me despedi do Cristo, descemos toda aquela escadaria (o que para descer todo Santo ajuda. Foi rapidinho!), pegamos a van novamente, por fim chegamos ao estacionamento. - E agora? Para onde vamos? - Isso o relógio já marcava umas 17:30 PM. Ainda tínhamos um tempo para conhecer Copacabana. Seguimos para Copacabana. Estacionamos o carro, novamente, e fomos em direção ao calçadão. Andamos um pouco, enterrei meu pé na areia, tirei mais fotos, e quando nem me dei conta o relógio já marcava 18:30 PM. Decidimos voltar. No caminho até o estacionamento, onde estava o carro, paramos em um Mc Donald's, onde pude ouvir mais sotaque carioca. Logo já estávamos dentro do carro, indo em embora para São Paulo. Pegamos mais trânsito, o que nos fez 'perder' 1 hora e 30 minutos ainda na cidade do Rio. Chegamos em São Paulo por volta das 00:00. A viagem foi bate e volta, mas valeu muito apena. Rio de Janeiro, me espera, que logo estou voltando!



Cristo Redentor - Abril de 2009

4 comentários:

L. InTheSky disse...

Que mááááximo!! hahaha Adorei a parte do 'meixma' ..
Cara, sabe que eu fui no Cristo Redentor poucas vezes, só quando era pequena ..
Tem uma pesquisa q diz q carioca nunca vai no cristo pq sabe q ele tá sempre lá, pra hora que quisermos ...rs
Mas agora deu mó vontade de ir .. rs

beijooo
;*

C. C disse...

Depois desse post seu, eu tive que comentar. Faz tempo que eu acompanho, e de uns dias pra cá, eu venho tentanto escrever algumas coisas...Mas nada comparado aos seus.
E como dessa vez o seu post foi sobre meu maravilhoso Rio de Janeiro, vim aqui dizer como eu adoro o modo como você escreve... Viajo em cada texto seu, é um dom menina.
Sou sua fã numero 1.
Grande Beijo.

- M.S disse...

Fico muito feliz por suas palavras.
Agradeço muito, também.
Peço que sintam-se à vontade sempre. ;)

Obrigada, obrigada.
Beijão.

C. C disse...

Que isso. Nem precisa agradecer, é só continuar postando que fica tudo certo.(:

E eu estou aguardando teu novo post tambem.

Grande Beijo!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails